Este
tempo verbal, diferente dos demais, não é utilizado para apenas uma ou duas
situações, mas para várias situações que podem ser:
·
Verdades em geral;
·
Fatos
do cotidiano ou que não tendem a mudar;
·
Fatos
científicos como: pesquisas, porcentagens, entre outros;
·
Estados
(físicos, emocionais e psicológicos);
·
Descrições;
·
Linguagem
formal da Língua Inglesa.
A
sua construção é simples, por isto o nome “simple”, e se assemelha muito ao da
lingua portuguesa. Veja o exemplo a seguir:
Subject
|
Verb
|
Complement
|
The
computer
|
is
|
on
the desk.
|
O
computador
|
está
|
sobre
a mesa
|
Sujeito
|
Verbo
|
Complemento
|
Como pode
ser observado em ambas as construções temos sempre um sujeito, um verbo e um
complemento. Agora observe os exemplos abaixo:
E.g.:
1. I am
a pilot.
2. He doesn’t
like chocolate.
3. She
loves the sunset.
4. They
don’t want homework.
Para
começar a entender o simple present, primeiro é necessário entender como ele
ocorre. Nos exemplos acima ele ocorre basicamente de três formas diferentes:
·
Verbo To Be (am, is, are);
·
Qualquer
outro verbo que não seja o To Be (love, like) ;
·
3ª
pessoa do singular;
Verbo To Be
Este é
simplesmente o verbo mais importante de toda a língua inglesa. Este simples
verbo, que significa ser ou estar, possui muitas expressões ligadas a ele,
como:
E.g.:
To be tired= estar cansado
To be scared (of)= estar assustado
To be afraid (of)= ter receio / assustar-se com
Este é o único verbo que é conjugado indivudalmente
para cada pronome pessoal (personal pronoun):
Personal Pronouns
|
Verb To Be
|
Pronomes Pessoais
|
Verbo To Be
|
I
|
am / ‘m
|
Eu
|
sou /
estou
|
You
|
are /
‘re
|
Você
|
é / está
|
He
|
is / ‘s
|
Ele
|
é / está
|
She
|
is / ‘s
|
Ela
|
é / está
|
It
|
is / ‘s
|
Ele /
Ela (objetos/ animais)
|
é / está
|
We
|
are /
‘re
|
Nós
|
somos/estamos
|
You
|
are /
‘re
|
Vocês
|
são /
estão
|
They
|
are /
‘re
|
Eles /
Elas (não difere)
|
são /
estão
|
Este verbo
é um dos poucos que possui uma forma negativa e interrogativa própria. Veja os
exemplos:
E.g.:
1. I’m not a doctor. (Eu não sou um
médico)
2. He
isn’t a teacher. ou He is not a teacher. (Ele
não é um professor)
3. They
aren’t here. ou They are not here. (Eles não estão aqui)
OBS: note
que no exemplo 2 e 3 existem duas formas possíveis, contudo o primeiro não
possui, pois “não existe” forma contraída para o “am not”
4. Are you a doctor? (Você é um médico?)
5. Is he a teacher? (Ele é um professor?)
6. Are
they here? (Eles estão aqui?)
OBS: Note que na forma interrogativa basicamente
ocorreu uma inversão entre o verbo To Be e o pronome pessoal.
Se uma
pergunta é feita com o verbo To Be sua resposta será sempre Yes ou No (Sim ou
Não)
Are they here?
Resposta: Yes, They are -------------- Short answer
(resposta curta)
Yes, They are here. -------
Long answer ( resposta longa)
No , They aren’t. -----------
Short answer (resposta curta)
No, They are not. -----------
Short answer (resposta curta)
No,
They aren’t here.------- Long answer ( resposta longa)
No, They are not here.
-----Long answer ( resposta longa)
Demais Verbos
Para todos
os outros verbos usaremos auxiliares para relizar as formas negativas e
interrogativas, veja a tabela a seguir:
Personal Pronouns
|
Auxiliar para negativa
|
Auxiliar para interrogativa
|
I
|
do not / don’t
|
Do
|
You
|
do not / don’t
|
Do
|
He
|
does not / doesn’t
|
Does
|
She
|
does not / doesn’t
|
Does
|
It
|
does not / doesn’t
|
Does
|
We
|
do not / don’t
|
Do
|
You
|
do not / don’t
|
Do
|
They
|
do not / don’t
|
Do
|
Veja o
exemplo da frase abaixo. Ela será passada para a negativa e depois para a
interrogativa:
E.g.: They
like to go to the school next to their home. (Eles gostam de ir à escola perto da casa deles.)
They don’t
like to go to the school next to their home.
Do
they like to go to the school next to their home.
3ª pessoa do singular (3ʳͩ person of singular)
A terceira
pessoa do singular (He, She e It) é o único momento do Simple Present que
existe alguma modificação no verbo. Isso varia de verbo para verbo, mas existem
regras que podem auxiliar.
1. Verbos terminados com X, Ch, Sh e O
recebem a terminação “–es”:
E.g.: Do –
does
Fish
– fishes
Watch
– watches
Fix –
fixes
2. Verbos terminados com consoante e y,
remove-se o y e coloca-se “-ies”:
E.g.: Dry – dries
Fly – flies
Fry - fries
3. Todos os outros verbos recebem apenas
“-s”:
E.g.: Play – plays
Like – likes
Love – Loves
OBS: Esta
regra se torna inexistente a partir do momento que o auxiliar "does" é utilizado:
E.g.: Does he play with the ball? (
Ele brinca com a bola?)
She doesn’t like ice-cream. (Ela
não gosta de sorvete)
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